Se você produz conteúdo digital, precisa estar por dentro do funcionamento de cada plataforma.
No Linkedin, todos os dias, as ações que você faz ou deixa de fazer dizem algo para o algoritmo.
E ele irá tomar decisões que vão afetar a performance do seu conteúdo.
Por isso, após diversas pesquisas e depois de analisar milhares de posts durante os anos, percebi alguns padrões e algumas mudanças ao longo do tempo.
Confira aqui 10 segredos do algoritmo do Linkedin que vale a pena estar de olho:
1. Se você publica regularmente (pelo menos duas vezes por semana) e para de postar por mais de um mês:
Quando você voltar a publicar, as primeiras 4-5 postagens receberão cerca de 30% menos alcance do que antes.
Ou seja, constância é essencial!
2. Marcar você mesmo na postagem original não afeta o alcance ou engajamento (muitos membros têm feito isso no final dos seus posts)
3. Para o algoritmo, apenas a primeira ação de engajamento conta.
Por exemplo, se você primeiro der um Like em uma publicação e, logo após, deixar um comentário, o comentário terá bem menos impacto.
O ideal é haver pelo menos 4 horas de intervalo entre ações diferentes realizadas pela mesma pessoa.
4. Os Eventos do LinkedIn sofreram uma grande perda por não poderem publicar mais conteúdo.
As inscrições em páginas de Eventos diminuíram globalmente em 25% no último ano.
Além disso, a necessidade de os participantes registrarem-se também fora do LinkedIn acaba desvalorizando esse recurso.
5. Postar no LinkedIn por softwares de terceiros não é mais penalizado com perda de alcance.
A propósito, o LinkedIn está implementando, nesse momento, suas próprias funções de agendamento de posts.
Você já testou ?
6. Nos últimos meses, o LinkedIn esteve com problemas na atualização do feed inicial.
Muitos membros estavam vendo os mesmos posts várias vezes após atualizar o feed.
Se você publica consistentemente e notou uma queda recente na sua entrega, grandes chances da sua performance ter sido afetada também por essa falha.
O LinkedIn está trabalhando para corrigir isso, mas isso definitivamente tem um impacto negativo no alcance dos conteúdos.
7. Alguns criadores especulavam que se você saísse do LinkedIn depois de publicar um conteúdo, o LinkedIn lhe proporcionaria mais alcance para fazer você voltar rapidamente à plataforma.
Essa teoria não foi confirmada!
O que se sabe é que ficar dentro da plataforma após publicar (e executar as ações certas) vai ser positivo para a performance desse conteúdo.
8. No ano passado, houve evidências de que existiam 2 algoritmos ativos no LinkedIn: um para o aplicativo móvel e outro para web.
Embora ainda seja verdade que o LinkedIn mostra conteúdos diferentes a depender do dispositivo, e de vermos diferentes taxas de engajamento para cada meio de acesso, diante dos dados, parece justo dizer que as diferenças estão praticamente niveladas.
9. Cuidado com o engajamento negativo!
Ele pode afetar sua reputação no LinkedIn, provocando menor alcance das suas postagens futuras.
O engajamento negativo pode ser:
● Pessoas deixando de seguir você;
● Pessoas bloqueando/denunciando você;
● Pessoas se desconectando de você;
● Pessoas removendo menções.
Sofrendo essas ações em grande volume, o algoritmo entende que seu perfil e conteúdo não são relevantes para a plataforma.
10. Cuidado com as páginas corporativas
Uma coisa que sempre falo por aqui é que você não deve investir todos os esforços em uma página corporativa.
Elas dificilmente terão uma entrega tão satisfatória quanto um perfil pessoal.
As evidências são várias, por exemplo:
- As enquetes nas páginas de empresas têm de 50% a 60% menos alcance em comparação com as enquetes em perfis Individuais;
- Publicações de páginas corporativas representam apenas 3% do feed;
- Newsletters publicadas por empresas não apresentam bom desempenho. O crescimento é 6x mais lento do que de Newsletters pessoais e tanto o alcance quanto o engajamento são substancialmente menores.
E aí, você já tinha percebido esses detalhes ?
Apesar de existirem particularidades e de ser necessário ter bastante cuidado no uso cotidiano, o Linkedin é uma das melhores plataformas quando se fala em gerar demanda e oportunidades de negócios.
Se você não está aproveitando desse potencial, a hora é essa.
Existe um oceano azul de oportunidades.
Apenas 5,2% dos membros estão publicando conteúdo no LinkedIn.
Créditos: Richard Van Der Blom